top of page

Tecido epitelial

Logo - meu atlas de histologia 2.png
Logomarca UniRV.png

    O tecido epitelial é avascular e recobre as superfícies corporais, reveste as cavidades corporais e constitui as glândulas. Uma das características desse epitélio é a proximidade entre as células e por configurar uma superfície livre.

   

    Em geral, são dispostas em uma única camada ou múltiplas camadas vizinhas entre si. Além disso, a cola que une as células umas às outras, chamadas de junções intercelulares especializadas, propiciam uma espécie de filtro, uma barreira seletiva entre o ambiente externo e o tecido conjuntivo subjacente, haja vista que o espaço intercelular entre as células epiteliais é bastante reduzido.

   

    Onde encontramos os tecidos epiteliais?

    Em superfícies livres do exterior do corpo, nas superfícies externas de órgãos internos, no revestimento de cavidades e dos tubos corporais que se comunicam com o exterior do corpo. As cavidades e tubos corporais fechados incluem as cavidades pleural, pericárdica e peritoneal, bem como o sistema cardiovascular. Todas essas estruturas são revestidas por epitélio que também, como já dissemos, forma glândulas e seus ductos ajudam a secretar seus produtos para uma superfície livre ou para o lúmen de um tubo.

  • Instagram
  • YouTube
  • TikTok
Slide1.PNG

Destacado em amarelo, temos o tecido epitelial cúbico simples cujas superfícies livres das células estão voltadas para o lúmen.

Lâmina do ducto pancreático corado com H-E, 540x.

Nesta lâmina da vesícula biliar, destacado em amarelo, vemos uma camada de células epiteliais colunares altas. Perceba também a superfície livre das células epiteliais está direcionadas ao lúmen.

Em azul destacamos a superfície basal que está em justaposição ao tecido conjuntivo adjacente.
Corte corado com H-E, 540×.

Slide1.JPG
Slide1.JPG

Lâmina da parede do esôfago com destaque para as camadas que sugere que temos o epitélio estratificado pavimentoso.

Em amarelo vemos uma camada superior de células mais achatadas que está em contato com o lúmen.

Perceba que não são todas as células que são pavimentosas. Na parte inferior, verde claro, as células são mais globosas e, no limite entre o epitélio e o tecido conjuntivo, em azul, a camada de células basais aparece como uma faixa escura, por causa do menor tamanho das células e da razão núcleo/citoplasma elevada. 240×.

O que deixa as células unidas?

zonas de oclusão.png

    As junções são importantes pois desempenham papéis na manutenção da força e rigidez dos tecidos; na transmissão de informações entre os meios intra e extracelular; ajuda no controle da passagem de moléculas e íons através das camadas de células  e conduz  movimentos de moléculas e íons do citoplasma de uma célula para o citoplasma da célula vizinha.

Junções ocludentes ou de oclusão estão localizadas logo abaixo da superfície apical e ajudam a estabelecer e manter a polaridade celular. Além disso, formam barreiras que selam as cavidades corporais, como intestino, lúmen do estômago etc,  pois evitam a difusão de macromoléculas e, em diferentes graus, a difusão de pequenas moléculas hidrossolúveis e íons através de uma camada celular. Também evitam a difusão de proteínas de membrana e glicolipídeos entre as regiões apical e basolateral da membrana plasmática. Assim, o movimento de muitos nutrientes através do epitélio intestinal é, em grande parte, por meio da via transcelular.

Junções de adesão promovem a união lateral entre as células epiteliais, usando proteínas que se ligam dentro do citoesqueleto de células adjacentes. Dois tipos de junções de adesão intercelulares podem ser identificados na superfície lateral da célula:

 

A zônula de adesão, que interage com a rede de filamentos de actina no interior da célula;

Desmossomo, que interage com os filamentos intermediários.

 

Importante!

Embora a zônula de oclusão tenha contato com as membranas celulares adjacentes, sua resistência ao estresse mecânico é bastante limitada. O reforço dessa região depende de uma forte ligação local abaixo da zônula de oclusão, ou seja, nas junções aderentes - que possuem uma disposição semelhante a um cinto que contorna a célula. Por fim, a junção de adesão é chamada também como zônula de adesão que são compostas por duas famílias de proteínas transmembrana: as caderinas e as nectinas.

As junções comunicantes também denominadas nexos ou GAP, são as únicas estruturas celulares conhecidas que possibilitam a passagem direta de moléculas sinalizadoras de uma célula para outra. São encontradas em uma ampla variedade de tecidos e são importantes nos tecidos nos quais as atividades das células adjacentes devem ser coordenadas, como no músculo liso vascular e intestinal ou músculo cardíaco. Uma GAP consiste em um acúmulo de canais transmembrana (conexons) em um arranjo firmemente organizado para troca de íons, moléculas reguladoras e pequenos metabólitos através desses poros.

Slide1.JPG
desmossomos.jpg
Epidermose bolhosa sem fundo.jpg

IMPORTANTE!

    A Epidermólise Bolhosa (EB) é uma doença genética rara, que provoca a formação de bolhas na pele por conta de mínimos atritos ou traumas e se manifesta já no nascimento. Por ser hereditária, NÃO É TRANSMISSÍVEL E NEM PODE SER ADQUIRIDA AO LONGO DA VIDA! 

    A pele normal possui um cimento especial para mantê-la íntegra. Esse cimento é formado por uma proteína chamada colágeno. Ele é responsável pela união das células da camada mais superficial da pele com a camada mais interna. Isso dá resistência a nossa pele proporcionando-lhe uma função protetora. Nas pessoas com EB, esse colágeno é ausente ou alterado. Isso leva ao descolamento da pele com formação de bolhas ao mínimo atrito. Por esse motivo as pessoas que vivem com EB são conhecidas como “Borboletas”, pois a pele se assemelha às asas de uma borboleta por causa da sua fragilidade. A pele se descola por trauma, pelo calor excessivo e até mesmo de forma espontânea, causando bolhas dolorosas. Os sintomas podem variar de leve a grave, conforme o tipo/subtipo da doença (existem mais 30 subtipos que diferem pela localização na camada de pele na qual as bolhas são formadas e pela causa genética).  

    Afeta tanto homens quanto mulheres e pode acontecer em todas as etnias e faixas etárias. Isolamentos sociais devido ao receio das pessoas com a doença sofrerem mais traumas e limitações são normais. É comum também que a EB provoque dor e afete a vida cotidiana física e emocional dos acometidos por essa doença.

UTILIDADE PÚBLICA

    Existe a DEBRA Brasil  que tem como missão difundir o conhecimento da EB, de forma a auxiliar que as pessoas com EB tenham qualidade de vida, tendo acesso aos tratamentos médicos adequados, além de aumentar a conscientização e o conhecimento sobre essa enfermidade, junto aos profissionais de saúde e à população em geral. 

    Para saber mais acesse: https://debrabrasil.com.br/.

© 2022 by Paulo Santos. 

bottom of page