top of page
Logo - meu atlas de histologia 2.png
Logomarca UniRV.png

Sistema Urinário

Rim

Cada rim é envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso, que reveste o interior do órgão, denominado parênquima renal. O parênquima é composto de duas camadas facilmente reconhecidas em cortes histológicos: a região cortical, contínua e situada logo abaixo da cápsula e uma região medular, mais interna.

Néfron

Cada néfron é formado por uma porção inicial dilatada, o corpúsculo renal, e por uma sequência de túbulos: o túbulo contorcido proximal; as duas porções espessas da alça de Henle, entre as quais se situa a porção delgada da alça de Henle; e o túbulo contorcido distal

Ureter

Sua mucosa é revestida internamente por um urotélio ou epitélio de transição, que repousa sobre uma delgada camada de tecido conjuntivo. Em torno de sua mucosa há uma túnica muscular formada por uma camada longitudinal interna e uma circular externa, ambas de tecido muscular liso.

Bexiga

A mucosa da bexiga é revestida pelo epitélio de transição, cujas células da camada superficial mudam de forma a medida que o órgão encontra-se relaxado ou distendido. Sua mucosa repousa sobre uma lâmina própria de tecido conjuntivo, que varia do frouxo ao denso, e em torno desta há feixes de tecido muscular liso em várias direções

Sistema Tegumentar

Pele delgada

A pele delgada protege as partes do corpo, excedendo as palmas das mão e plantas dos pés - que são revestidas por pele espessa. Seu epitélio é do tipo estratificado pavimentoso queratinizado e possui as estruturas anexas da pele como folículos pilosos, glândulas sebáceas e sudoríparas.

Derme

A derme é o tecido conjuntivo em que se apoia a epiderme e que une a pele ao tecido subcutâneo, ou hipoderme. Ela apresenta espessura variável de acordo com a região observada, sendo mais espessa na planta dos pés. Sua superfície externa é irregular, observando-se saliências, as papilas dérmicas.

Folículo piloso

Cada pelo se origina de uma invaginação da epiderme, o folículo piloso. A porção inicial do folículo é uma estrutura denominada bulbo piloso, do qual emerge a bainha do pelo. Sua extremidade é penetrada por uma expansão de tecido conjuntivo, denominada papila dérmica.

Sistema Respiratório

Epitélio respiratório

Esse epitélio reveste grande parte da porção condutora do sistema respiratório - não participa das trocas gasosas - e é do tipo pseudoestratificado colunar ciliado que repousa sobre uma lâmina própria de tecido conjuntivo. Entre o epitélio e o tecido conjuntivo há uma lâmina basal na qual todas as células de epitélio se apoiam.

Traqueia

A traqueia é revestida internamente por epitélio do tipo respiratório e externamente por tecido conjuntivo frouxo, constituíndo sua camada adventícia. Uma característica marcante encontrada em cortes histológicos de traqueia, é a presença de placas de cartilagem hialina, em forma de “C”, cujas extremidades abertas se situam dorsalmente.

Brônquio

Os brônquios tem estrutura semelhante à da traqueia, porém com anéis fechados de cartilagem hialina. Sua mucosa é revestida por epitélio respiratório e em torno desta há uma camada de músculo liso que circunda completamente a parede do brônquio, formada por feixes musculares dispostos em espiral. No tecido conjuntivo que envolve a camada muscular e entre as peças de cartilagens há glândulas seromucosas.

Bronquíolos

Os bronquíolos possuem um epitélio de revestimento simples colunar ciliado nas porções iniciais, tornando-se simples cúbico ciliado e finalmente sem cílios. Uma característica marcante presente em cortes histológicos é a ausência de cartilagem e de glândulas em suas paredes

Alvéolo pulmonar

As paredes alveolares são revestidas por uma delgada camada de células epiteliais que estão em contato direto com o ar presente no lúmen dos alvéolos. Dois tipos de células participam dessa camada epitelial: o pneumócito tipo I e o pneumócito tipo II.

Sistema Cardiovascular

Screenshot 2024-03-24 at 10.10.55.png

Veia de grande calibre

Em comparação com uma artéria de grande calibre, as veias de tamanho análogo apresentam um lúmen maior e irregular, além de possuirem uma parede mais fina. Apresentam três túnicas , a íntima, a média (é mais delgada e as fibras musculares são dispostas de forma irregular) e a adventícia (é mais espessa nas veias, apresenta vasa vasorum)

Artéria elástica

Também é conhecida como artéria de grande calibre. Ela apresenta uma túnica média demasiadamente espessa com múltiplos folhetos de lamelas elásticas que são responsáveis por estabilizar o fluxo sanguíneo. As três túnicas (íntima, média e adventícia) são bem definidas

Screenshot 2024-03-24 at 10.11.45.png
Screenshot 2024-03-24 at 10.11.58.png

Vênulas e arteríolas

As arteríolas possuem uma ou duas camadas de células de músculo liso. A túnica íntima e a adventícia das arteríolas são consideravelmente finas. Ademais, as vênulas apresentam um lúmen mais amplo, geralmente com a presença de sangue e de formato irregular. Ambas estão em contato direto com os capilares

Sistema Nervoso

Cerebelo

O cerebelo é uma estrutura folheada que faz parte do encéfalo , por isso apresenta a substância branca no centro e a cinzenta na periferia. Sendo esta dividida em três camadas, a molecular (mais externa), as células de purkinje (neurônios bem corados) e a granulosa (mais interna)

Screenshot 2024-03-24 at 10.19.32.png

Neurônio

Esse neurônio é classificado como multipolar, por possuir um corpo celular (pericário), um axônio e diversos dendritos

Células ependimárias 

A medula espinhal faz parte do SNC, porém apresenta a distribuição das substâncias branca e cizenta de forma invertida, quando comparada com o encéfalo. Na medula, a substância branca está na periferia, além de  haver no centro da substancia cinzenta, um canal ependimário que é revestido por um epitélio simples cúbico ou cilíndrico ciliado composto por células ependimárias

Screenshot 2024-03-24 at 10.12.29.png

© 2022 by Paulo Santos. 

bottom of page